Salte ao començo

Direção postal

Av. Brigadeiro Luiz Antonio
317 conj.61 sala A
Bela Vista _ SP
cep: 01317-901

Telefone

+55 11 50560000

e-Mail

cecace-br@pcb.ub.es

Nos dias de hoje, os grupos de pesquisa não trabalham de forma isolada, mas em rede. Trabalhar em rede significa que os vários nós dessa rede possuem autonomia e competência para desenvolver seus projetos sabendo que podem se enriquecer com a troca e a contribuição dos outros membros da rede. No âmbito das emergências e mudanças na cultura e na educação, as complexidades dos fenômenos demandam aproximações e olhares que só se podem afrontar a partir de grupos interdisciplinares. Os estudos comparados reclamam, portanto, não perder de vista que o particular de cada situação não pode ficar absorvido em generalidades.

Uma longa trajetória em gestão de grupos e projetos de pesquisa em vários países e um acompanhamento de mais de 15 anos das manifestações culturais e educacionais no Brasil nos leva a pensar na necessidade de uma rede de grupos-nós que, articulados em torno a Centro de Estudos sobre a Mudança na Cultura e na Educação (CECACE) do Parc Científic de Barcelona, podem desenvolver projetos de pesquisa e intervenção que ofereçam respostas às necessidades emergentes do país nesses âmbitos.

O que é o CECACE

O CECACE é um centro de investigação vinculado ao Parc Científic de Barcelona que investiga e estuda os discursos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e nos demais ambientes educativos e culturais.

No Brasil, o CECACE é constituído por um grupo de educadores interessados na criação de uma plataforma de opinião, pesquisa e formação sobre as práticas educativas e culturais de subjetivação na sociedade contemporânea.

Seus Objetivos

  1. Contribuir para a transformação das concepções brasileiras sobre o papel da escola, as manifestações culturais emergentes e outros agentes de socialização na educação de cidadãos.
  2. Refletir e promover experiências alternativas de formação e educação baseadas na pesquisa e nos saberes educativos e culturais emergentes que considerem os sujeitos, as famílias e a comunidade.
  3. Desenvolver experiências de resgate dos saberes dos educadores, das crianças, dos jovens e de outros membros da sociedade a partir de um olhar reconstrutivo e criativo.
  4. Criar ambientes inovadores de ensino e aprendizagem que tirem proveito das possibilidades formativas das tecnologias da informação e comunicação e das novas linguagens (visual, aural, digital,...), a fim de ampliar as experiências e capacidades de ação dos sujeitos.

Linhas de Ação

  1. Desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as mudanças na cultura e na educação relacionadas com as transformações da sociedade contemporânea.
  2. Realização de pesquisas sobre as aprendizagens das crianças e dos adolescentes fora da escola e seus efeitos na aprendizagem escolar.
  3. Desenvolvimento de atividades de consultoria e de formação de pessoas e instituições que busquem refletir sobre a educação, a cultura e a sua função social para a melhoria da sua prática.
  4. Desenho de ambientes de ensino e aprendizagem e de experiências educativas inovadoras, prestando especial atenção às mudanças culturais e à utilização de tecnologias de informação e comunicação.
  5. Avaliação de centros e organizações educativas, formativas e culturais, com a finalidade de possibilitar a todos os envolvidos o encontro com seus lugares de aprendizagem.
  6. Avaliação de programas e experiências educativas e culturais com a finalidade de produzir novos conhecimentos e favorecer a criação de novos ambientes de aprendizagem.
  7. Promoção de intercâmbios entre os membros da comunidade internacional interessados no estudo de inovações, mudanças e melhoria na educação e na cultura.